A manhã dessa quarta-feira foi de aprendizado para os associados ao Sindicato das Empresas de Construção Civil do Sul Catarinense. Cerca de 30 profissionais se reuniram na sede do Sinduscon, localizada na Acic, para receber a capacitação sobre as responsabilidades do empregador diante do INSS em caso de acidentes de trabalho.

As informações foram repassadas pelo advogado Evaldo de Freitas Fenilli, assessor jurídico do Sinduscon. Durante o encontro, ele explicou as diferenças das doenças profissionais para aquelas que são adquiridas em virtude do trabalho, falou sobre auxílio-acidente, auxílio-doença acidentário e aposentadoria por invalidez, além de explanar sobre como proceder diante de cada situação e as consequências que os acidentes de trabalho podem gerar.

Na construção civil, os casos mais comuns de doença envolvem a dermatite de contato por causa do cimento, quedas e problemas relacionados à coluna. “Neste setor encontramos mais situações que fogem da repetição, como a LER (Lesão por Esforço Repetitivo)”, fala. Por isso, ele atenta para a necessidade do uso dos equipamentos de proteção individual (EPI) que podem evitar alguns afastamentos do emprego.

O presidente do Sinduscon, engenheiro Jair Savi, comenta que o Sindicato trabalha focado na educação e, por isso, sempre procura promover eventos com o intuito de transmitir conhecimento aos associados. “Estamos sempre promovendo cursos de qualificação aos funcionários dos nossos associados, com assuntos que são relevantes para eles no exercício da atividade”, enaltece.

ASSOCIE-SE

Compromisso com o desenvolvimento da nossa indústria. Sindicato forte, indústria competitiva.

O SETOR

Clique para conhecer as principais informações e tenha acesso aos indicadores do seu setor.

AGENDA

Prestigie os eventos promovidos e apoiados por seu Sindicato e Associação. Confira as datas.

Acesse conteúdos especiais sobre a indústria e a cobertura de eventos promovidos pela FIESC.

Youtube FIESC

Análise de dados, informações e inteligência para dar suporte à competitividade da indústria.

Observatório FIESC

Posiciona o setor industrial e a sociedade catarinense sobre as obras de infraestrutura no Estado.

Monitora FIESC

Mais qualificação ao alcance da indústria, com educação básica, profissional e superior.

Cursos SESI SENAI