O Sindicato das Empresas da Construção Civil de Criciúma e região (Sinduscon) realizou a última reunião do ano com os associados. Em uma Assembleia Geral Extraordinária, os presentes discutiram sobre a previsão orçamentária do sindicato para 2016, assim como a retificação e suplementação orçamentária de 2015, com parecer do Conselho. Os assuntos em pauta, conforme o presidente da instituição, Olvacir Bez Fontana, são importantes para planejar as ações do próximo ano. “Queremos motivar o empresário, mostrar que podemos fazer muito pela economia neste momento difícil. A construção civil é a mola propulsora do desenvolvimento econômico”, enfatiza.

Além disso, a possível diminuição no valor do programa "Minha Casa, Minha Vida", de R$ 145 mil para: R$ 130 mil em cidades com mais de 100 habitantes; R$ 100 mil em municípios entre 20 mil e 100 mil habitantes; e R$ 90 mil para os que têm até 20 mil habitantes, gerou discussão entre os associados. Por conta disso, uma comissão se juntará à Câmara Catarinense da Construção Civil para reivindicar a permanência do valor praticado até o fim de 2015. “É praticamente impossível comprar um terreno e construir uma casa com esse valor aqui na região. Queremos garantir a moradia dos habitantes do Sul catarinense, e por isso vamos unir forças, vamos lutar até onde for possível”, acrescenta Fontana.

Também durante o encontro foi abordada a implantação do Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci), que visa melhorar a qualidade de vida e condições de trabalho dos colaboradores, oferecendo atendimentos gratuitos na área da saúde e segurança. “Em 2016 trabalharemos forte para implantar o Serviço na nossa região. O Seconci cuida dos profissionais e aperfeiçoa ainda mais o nosso setor. Por meio dele, garantiremos um trabalho de qualidade e um bom retorno tanto ao profissional quanto às empresas associadas”, pontua.

As reuniões mensais do Sinduscon voltam a ser realizadas a partir de fevereiro de 2016, no entanto, o trabalho junto à construção civil e as empresas associadas se mantém em funcionamento. A diretoria aproveitou a oportunidade para desejar, a todos os consultores e profissionais do ramo, um bom fim de ano e um 2016 ainda mais próspero.