Preocupada com a segurança e atenta a capacitação dos profissionais, o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Catarinense (Sinduscon), em parceria com o Sesi, promoveu o curso sobre a Norma Regulamentadora (NR) - 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho da Indústria da Construção.

Esta NR estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

As obrigações se estendem aos empregadores que realizam atividades ou serviços de demolição, reparo, pintura, limpeza e manutenção de edifícios em geral, de qualquer número de pavimentos ou tipo de construção, de urbanização e paisagismo, independentemente de seu objeto social.

O treinamento teve como objetivo conscientizar os presentes para adotarem um comportamento preventivo que promova a segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

O curso foi ministrado para cerca de 20 trabalhadores do ramo, de diversificadas áreas de atuação e de toda região, associados como também não associados ao Sinduscon, no Auditório do Sesi Escola, no bairro Comerciário, em Criciúma.

O instrutor foi o técnico de Segurança do Trabalho, Maurício Pereira Carneiro, que soma 15 anos de experiência na área.

“A iniciativa do Sinduscon é de extrema importância em capacitar os profissionais e colocar a segurança como prioridade. O primordial para quem trabalha na construção civil é a antecipação. Temos que estar preocupados principalmente com a segurança, usando todos os equipamentos indispensáveis e melhor, saber como usá-los. A rotina acaba sendo um risco e temos que fazer da segurança uma regra, e não uma exceção”, explanou.

No curso, que durou duas horas, o instrutor repassou dezenas de técnicas para soldagem, andaimes, movimentação e transporte de materiais e pessoas, instalações elétricas, equipamento de proteção individual, proteção contra incêndio, sinalização de segurança, treinamento, ordem e limpeza, tapumes e galerias, e demais diversos itens, além de apresentar números e vídeos acerca de acidentes na área da construção civil como forma de alerta e conscientização dos trabalhadores.

Para o presidente do Sinduscon, Olvacir Fontana, o curso sobre a NR-18 é mais uma atividade elaborada pelo sindicato pautada na preocupação em relação aos trabalhadores. “Na construção civil a segurança tem que ser prioridade. O Sinduscon leva sempre como bandeira a capacitação e quer fazer da nossa região referência nestes requisitos”, pontuou.

Conforme dados da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), no ano passado não foi registrado nenhum acidente de trabalho com óbito no sul catarinense, sendo ainda os números do Sul abaixo dos da média do Estado.