O SINDUSCON SUL CATARINENSE realizou no último dia 05/12, a última reunião do ano acompanhado de um jantar de confraternização com seus associados, nas dependências do NOVOTEL em Criciúma. Conforme relatou o Presidente do Sinduscon, empresário Mauro C. Sônego, a ideia desse encontro, seria um bate papo sobre o cenário político e econômico de 2023. Apresentou dados do Observatório da FIESC e a previsão econômica da Construção Civil elaborado pela CBIC e SENAI.  Já o empresário Olvacir Bez Fontana Fontana, destacou que o setor da Construção é a cadeia que mais impulsiona a economia, alguns desafios precisam ser enfrentados, com a elevação das taxas de juros, perda de renda da população e a instituição de uma política habitacional eficaz.  O Diretor Tesoureiro, empresário Carlos Castanhel apresentou o orçamento financeiro do Sindicato para o ano de 2023 e o conteúdo programático de  um curso em capacitação para os profissionais do setor de Compras e Logística com 30 horas que será ministrado por profissionais do SENAI. Por sugestão do empresário Cristiano Marques da Construtora Concretur, moldar o curso para curta duração e com isso rever o valor orçado. O Dr. Sérgio Fenilli fez comentários sobre o Dissídio Coletivo desse ano, que continua sem acordo e as perspectivas para o próximo ano, caso se confirme a cobrança da Contribuição Confederativa dos trabalhadores. O empresário Antonio Carlos Zanon da empresa Celucon que fabrica Blocos de Concreto Celular, destacou a redução do ritmo de encomendas, tendo em vista a retração do setor da construção civil, reduzindo significativamente o prazo de entrega de seus produtos. O Sr. Egberto Zomer, Diretor da Eza Construtora informou da redução das quantidades de orçamentos. Porém, os fechamentos de obras ficaram mais assertivos, ou seja, quem está solicitando orçamento é quem realmente está interessado em construir.   O empresário Alessandro Pavei fez destaque ao ENIC – Encontro Nacional da Indústria da Construção que dará inicia no dia 07 de dezembro, tendo como tema de abertura O Futuro da Construção: Competitividade e Sustentabilidade, entre outros assuntos importantes para o setor que foram tratados  na reunião.