Mais de 30 anos de organização e crescimento

Criciúma é uma das cidades no Estado de Santa Catarina que cresce todos os anos no mercado da construção civil. Destaque para a qualidade no acabamento. Mas toda essa potencialidade tem reflexo de um trabalho que começou há 35  anos, quando empresários se organizaram para formar uma entidade que defendesse os interesses do setor.

No início, em outubro de 1984, era apenas uma associação, onde se discutia os rumos do mercado. Três anos depois, 1987, tornou-se sindicato e com representatividade oficial. Hoje, três  décadas depois, o Sinduscon - Sindicato das Indústrias da Construção Civil  do Sul Catarinense , conta com 39 empresas associadas que atuam nas Regiões  da AMREC e AMESC, congregando 27 municipios  que empregam  mais de 8  mil trabalhadores  e mais de  1.600 estabelecimentos do setor.

A Construção Civil no Sul do Estado é forte e representativa. Muitas empresas da nossa região, além dos empreendimentos locais, estão construindo também em capitais, como Porto Alegre e Florianópolis. Isso mostra o respeito que o mercado de fora possui pelas nossas empresas.

O ritmo nos canteiros de obra é acelerado. Serventes, pedreiros, mestres de obras, engenheiros e muitos outros profissionais se unem para erguer grandes edifícios. Aos poucos, os prédios vão mudando o cenário da cidade. Eles estão por todos os cantos. Uns em estágio mais avançados, outros no início e alguns apenas anunciam o que será abrigado no futuro. Não é à toa que a construção civil movimenta a economia do Sul de Santa Catarina. Somente o setor é responsável por 5% do Produto Interno Bruto (PIB) regional.

A quantidade de construções em Criciúma impressiona. Mas ao analisar os números percebe-se que a quantidade é bem maior do que se pode imaginar. Mesmo com a pandemia da COVID-19, nos anos de 2020  a julho de 2021 foram emitidos mais de 1.415 licenças para construir

Destes, muitos empreendimentos estão localizados nos bairros. Comunidades como São Luiz, Próspera, Santa Bárbara e Pinheirinho passaram a abrigar diversos empreendimentos. O Presidente do Sindicato das Empresas de Construção Civil do Sul Catarinense (Sinduscon), empresário Mauro Cesar Sônego , observa que isto é um reflexo do novo Plano Diretor. “As construtoras estão investindo nos bairros para que eles também se desenvolvam. O Plano Diretor já foi pensado visando o desenvolvimento das comunidades, até porque o Centro não tem mais para onde crescer”, enaltece Savi, acrescentando que o Sindicato participou de todas as reuniões de elaboração do Plano Diretor.

Apesar de o atual cenário mostrar que o setor deve se manter estável, isso não significa que a produção irá reduzir. De acordo com  Sônego, a Região Sul do Estado ficou muito tempo sitiada, ilhada. Hoje, a BR 101 está duplicada, a Via Rápida  concluída, o Anel Viário falta só uma parte pequena, o aeroporto regional de Jaguaruna operando bem, o porto de Imbituba recebendo grandes navios. O Governo fez a infraestrutura que tanto cobramos. Agora cabe a nós, empreendedores, fazer a nossa parte.

Crescimento industrial é pequeno

Entre os tipos de empreendimentos que menos crescem aparecem os industriais. Conforme o presidente, as licenças para construir não ultrapassam 2%. Ele avalia que este é um fator negativo. "Quanto mais indústrias, melhor para a cidade, pois irá atrair mais pessoas para morar no município, fazer investimentos. Se não tem indústria, os outros setores também não desenvolvem", frisa. Os estabelecimentos residenciais-comerciais sobem anualmente 12,1%, os comerciais 22,4% , os industriais 10,3% e os  residenciais 52,3%.

Falta mão-de-obra especializada

Na região Sul de Santa Catarina, mais de 8.000   pessoas prestam serviços em mais de  1.600  estabelecimentos da área da construção civil. Este número, porém, poderia ser bem maior se houvesse mais pessoas capacitadas. Conforme Sônego, atualmente há vagas no setor, mas o grande problema é a ausência de mão-de-obra especializada. "Vagas tem, o que faltam são profissionais capacitados para ocuparam os postos de trabalho. Isso que na nossa região há bastantes cursos de formação disponíveis". Recentemente o SINDUSCON participou do PEDEM - Plano de Desenvolvimento Economico do Municipio de Criciúma e um dos eixos será a capacitação de mão de obra especializada para o setor da Construção Civil , que já está chegando na sua fase final , em parceria com o SEBRAE e com as Instituições de ensino - SENAI, IFSC , SATC , SENAC e UNESC .

Um dos profissionais em falta no mercado são Pedreiro ,Serralheiro e  Carpinteiro Estrutural , devido ser atividades que exigem maior especialização dentro da carpintaria , alvenaria e revestimentos.