O Presidente Alessandro Pavei fez a abertura e agradeceu a presença de todos e na sequência destacou sua participação no evento realizado pelo Sistema FIESC - SESI / SENAI em parceria com a Associação dos Magistrados catarinenses a Coordenação Estadual da Infância e da Juventude e o Tribunal de Justiça de SC, na manhã do dia 31 de agosto. “Programa Novos Caminhos” teve como propósito sensibilizar o empresariado em apoiar o Programa.  A organização do projeto busca a cooperação da iniciativa privada para que as portas das empresas sejam abertas aos adolescentes das casas de acolhimento na missão da empregabilidade. O adolescente quando completar 18 anos tem que deixar a casa de acolhimento e se não tiver um apoio, vai pegar um rumo errado na vida.  Explicou que no acolhimento, estão crianças e adolescentes que foram retirados de suas famílias por razão de vulnerabilidade social. Algumas empresas aqui da região já estão aderindo esse programa junto com o SESI.

O Sr. Jarbas Nunes esteve no evento e considerou muito importante o programa, porque são crianças desassistidas pela família, não são menores infratores. Com a carência de mão de obra nas empresas, é possível dar oportunidades a esses jovens. Destacou outras ações sociais onde o SESI recolhe tampinhas de garrafas pet, vendem e converte em donativo para o Programa. Citou o Case da empresa  Inmes de Braço do Norte, onde fizeram uma ação social envolvendo os funcionários e criou-se um engajamento muito grande entre empresa e colaboradores.

O Presidente Alessandro citou como sugestão, identificar tipos de ações que a empresa se dispõe ajudar o Programa, envolvendo os colaboradores e também o Sinduscon estará trabalhando junto com as empresas.

O Presidente apresentou duas  pesquisas que estão sendo respondida pelas  empresas associadas.

Pesquisa 01 - Pesquisa 01 - Conhecer as necessidades das empresas com relação ao Sindicato.  Entender as demandas do setor é nosso foco para que futuramente possamos realizar  palestras , visitas em canteiros de obras  , entre outras demandas . Citou um item da pesquisa que é específico para a Prefeitura de Criciúma e reforçou que listem a suas demandas com a Prefeitura

Pesquisa 02 - em parceria com a UNESC “Projeto-Canteiro de Obras” São demandas da UNESC no interesse de realizar cursos nos canteiros de obras ou em outros locais, dependendo da demanda da empresa.  O Sr. Mauro Sônego relata que este trabalho já foi realizado com a Eza Construtora em anos atrás e agora o objetivo é ampliar para todas as Construtoras. Pontua que dentro da curricularização da extensão é aproximar a indústria da Instituição de Ensino.

O Sr. Zezinho Hulse questionou como andam a situação dos trabalhos CELESC e Bombeiros.  O Presidente Alessandro relatou que na última reunião da CDIC os Bombeiros foram bem abertos e voltaram a falar sobre o processo de aprovação. O setor de Engenharia da FIESC está um pouco reticente pela questão de ser jogados toda responsabilidade para cima dos Engenheiros e os Bombeiros poderão se isentar de qualquer responsabilidade. Esse assunto será discutido na próxima reunião da CDIC.

Foi passado à palavra para o Dr. Evaldo Fenilli, onde deu segmento da pauta fazendo uma breve explanação da história das Contribuições Sindicais.

1-Imposto Sindical: também conhecido como contribuição sindical, é destinado ao custeio do sistema. Seu pagamento era obrigatório para todos os trabalhadores. Com a reforma tributária, ele passou a ser cobrado somente se o trabalhador der autorização expressa.  Só que Agora a cobrança será de 03 dias, ainda em discussão.

2-Contribuição Confederativa: Também chamada de Taxa de Reversão, que no entendimento do STF, tem que ser instituída por assembleia e estar em Convenção de Acordo Coletivo de Trabalho, para que seja obrigatória aos associados do Sindicato, é opcional se quer o desconto ou não.

3- Contribuição Assistencial: é usada para custear atividades assistenciais do sindicato, principalmente as negociações coletivas e poderá ser cobrada dos trabalhadores filiados ou não ao sindicato. O relator da matéria, ministro Gilmar Mendes fixou no voto que a contribuição assistencial só poderá ser cobrada dos empregados da categoria não sindicalizados se pactuada em acordo ou convenção coletiva. Ou seja, o trabalhador vai ter que se opor.

Assuntos gerais:

Recebemos da CBIC o convite para o programa “Capacitação para mulheres” que exerçam cargo de liderança na empresa.  São 03 vagas por entidade associada.  O programa inicia no dia 13/09 e vai até dia 29/11/2023.

Carlos Castanhel comentou que o SINDIMAQ fechou o acordo coletivo com reajuste de 4,5%.  Que a CRI está organizando uma palestra com o Dr. Marlos Melek – Juiz do Trabalho. Objetivo é convidar o Ministério Público e todos os Sindicatos Laborais e os  patronais para juntos estarem mais próximos e  fazer uma grande confraternização. Evento está programado para dia 05 de outubro.  Dr. Marlos foi um dos Juízes envolvido na Reforma Trabalhista.

A FIESC fez a doação para o Sindicato de 02 livros do Dr. Marlos. Sendo que 01 exemplar está à disposição dos associados para leitura.

No final da reunião, o Presidente Alessandro fez a entrega de uma Placa ao Ex-Presidente Mauro Sônego pelos seus excelentes trabalhos prestados frente ao Sindicato no período de 04 anos.