Desenvolver ainda mais o setor da construção civil, qualificar profissionais para atuarem no segmento e ainda agilizar e desburocratizar os projetos do setor junto aos órgãos públicos são algumas das ações que a nova diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Criciúma deve trabalhar nos próximos anos. Estas e outras propostas foram apresentadas pelo novo presidente do Sinduscon, Alessandro Pavei, na solenidade de posse da diretoria, prestigiada por mais de 300 pessoas, que acompanharam ainda atentamente a palestra do empresário Jorge Gerdau Johannpeter, um dos grandes nomes da indústria brasileira das últimas décadas. Pavei assume no lugar de Mauro Sônego, que esteve à frente do Sinduscon nos dois últimos anos.

O evento foi realizado na tarde desta terça-feira, 07/11, na sede da ACIC, e além do grande público, contou com a presença de autoridades, entre elas, o prefeito Clésio Salvaro e o deputado Federal, Ricardo Guidi, lideranças empresariais, como o vice-presidente regional sul da FIESC, José Carlos Sprícigo, o presidente da ACIC, Valcir Zanette, presidentes de sindicatos patronais, laborais e lideranças de vários setores empresariais.

“A construção civil é um dos pilares da economia sul catarinense. Um setor que gera quase 10 mil empregos diretos e outros tantos milhares de forma indireta. Um segmento que hoje é representado na sua grande maioria por pequenas e médias empresas, que precisam do nosso olhar, da nossa atenção, para que fortaleçam cada dia mais essa base sólida que é a construção civil em nossa região”, destacou Alessandro Pavei. Ele também lembrou que o setor carece de mão de obra qualificada e que pretende trabalhar com parceiros para fortalecer cursos em todos os níveis. Pavei também busca mais agilidade dos processos pelos órgãos públicos. “Precisamos de agilidade nas análises e coerência nos pedidos, para que as empresas tenham a segurança para seguir investindo em nossa região”, destacou.

Na sequência da posse, o público pode acompanhar a fala do empresário Jorge Gerdau Johannpeter, que trouxe claramente as discrepâncias do custo para produção no mercado brasileiro e o impacto negativo em toda a sociedade brasileira. Foram exemplos atrás de exemplos que revelaram o gasto adicional que empresas brasileiras têm para produzir, em comparação com a despesa média de produção em outros lugares do mundo, como nos Estados Unidos, gerando uma desigualdade gigantesca quando se fala em competitividade e desenvolvimento; baixa qualificação, tributação e gestão ineficiente também colaboram para esse cenário. Para o presidente do conselho superior do Movimento Brasil Competitivo, a saída desse cenário passa essencialmente pela melhoria da gestão, incluindo governança, digitalização, melhoria do custo Brasil e, acima de tudo, educação. Ao longo de sua fala, detalhou cada um destes aspectos, e o quanto isso impacta na melhoria da gestão e dos processos. Porém o que ainda falta, salientou, é a falta de vontade política de enfrentar e mudar esse quadro. Em meio a elogios aos empresários catarinenses, Gerdau apresentou o desafio. “Venho aqui conversar com vocês na tentativa de convencimento da classe empresarial, que sabe e vive esse problema. A maturação do processo político passa pela pressão do empresariado. A minha missão ao estar conversando com vocês é mostrar essa realidade e buscar essa mobilização do empresariado para mudar”, destacou.

Ao final do evento Gerdau recebeu de presente a camisa do Criciúma Esporte Clube, a qual fez questão de vestir e posar para fotos com os presentes.
A diretoria do Sinduscon 2023-2025 conta ainda com os nomes de Deise Delfino Nunes, primeira vice-presidente,  Carlos Del Castanhel, o tesoureiro, Fernando Espíndola Zomer Alves, Cristiano Marques e Ângelo Eyng Savi vice-presidentes