O Sinduscon de Criciúma comemora a publicação no Diário Oficial da União sobre alteração estatuária de registro da entidade. Com o decreto do Ministério do Trabalho e Emprego em 02/02/2011, a entidade obtém o poder oficial de representar todas as empresas que trabalham com a construção civil nas cidades da Amrec e Amesc. "Agora podemos convidar as empresas para serem associadas do Sinduscon sem questionamentos da legalidade de atuação em função da demora na publicação deste registro", comenta o engenheiro Jair Savi, presidente do Sinduscon - responsável por atender 27 cidades no sul do estado.
O próximo passo da diretoria é visitar mais empresas ligadas à construção civil para ampliar o número de associados e fortalecer ainda mais o Sinduscon. Os empresários vão conhecer os serviços e benefícios de estar vinculado a esta entidade patronal atuante e bem estruturada. Atualmente 35 empresas são associadas, o que representa um percentual pequeno em relação ao número de empresas existentes.
"Todo empresário deve se associar no sindicato patronal do ramo que atua. No Sinduscon há integração com órgãos públicos e privados de interesse do setor; ampliação de intercâmbio na indústria da construção civil e maior conscientização empresarial e política. Além de fortalecer a categoria, tem participação ativa nas negociações trabalhistas compatibilizando os interesses das partes envolvidas", destaca Jair Savi.
O Sinduscon representa o setor da construção junto aos poderes constituídos e congrega as empresas deste ramo (as construtoras, as incorporadoras, as prestadoras de serviço de mão-de-obra e de estruturas em concreto). Todo mês a entidade realiza encontros com os associados para ouvir e buscar soluções para os problemas dos empresários. Além de participar da Câmara de Desenvolvimento da Construção Civil (CDIC) na Fiesc, o sindicato fornece orientação na área de segurança do trabalho com um engenheiro de segurança. O Sinduscon é o responsável por celebrar anualmente a convenção coletiva de trabalho com o sindicato do profissional.
Sindicato integrado à comunidade
Algumas ações do Sinduscon visam efetivamente a interação com a comunidade regional. Deste modo o sindicato tem atuado em frentes como apoio à qualificação profissional, responsabilidade ambiental, estudo e pesquisa de mercado e participação nas discussões a respeito da elaboração do Plano Diretor de Criciúma.
No pólo do município do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) o destaque é para o curso técnico de Edificações, iniciada em fevereiro, a turma do noturno possui 40 alunos, que se preparam para ingressar no mercado de trabalho do setor da construção civil. É a qualificação de profissionais que estarão aptos a auxiliar o trabalho dos engenheiros, no canteiro de obras.
O Sinduscon também, junto aos associados, tem ajudado no cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) dos resíduos da construção civil. As empresas têm dado o destino correto aos rejeitos, com a separação dos materiais, e3 parte deles é, inclusive, destinada à reciclagem.
Outro destaque do sindicato é o convênio com a Unesc, que vai permitir uma pesquisa de mercado sobre o setor em Criciúma. Sob a coordenação da engenheira Evelise Zancan, o projeto vai permitir que se faça um raio X da área. "O Sinduscon necessita de dados, esta vai ser uma ferramenta que nos fornecerá as informações precisas sobre a construção civil no município", salientou o presidente da entidade, Jair Savi.