Reunião Ordinária do Sinduscon Sul Catarinense realizada na noite de ontem, 11 de agosto, onde nossos associados puderam acompanhar uma apresentação com o Presidente Sr. Otmar Josef Muller e Técnicos da SCGÁS sobre a utilização do Gás natural nas construções.
Destaque também para apresentação da AELO - Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano.
Outros assuntos de interesse do setor também foram tratados.
Aconteceu no último dia 14 de julho , Assembleia de eleição e posse da nova Diretoria do SINDUSCON SUL CATARINENSE.
O empresário Alessandro Pavei foi reconduzido à presidência do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Sul Catarinense, Sinduscon. A eleição foi realizada na sede do Sinduscon, em Criciúma, em assembleia que reuniu associados e diretoria da entidade.
A diretoria para a gestão 2025/2027 é composta ainda pela 1º Vice-Presidente – Secretária, Deise Delfino Nunes, 2º Vice-Presidente – Tesoureiro, Carlos Del Castanhel, 3º Vice-Presidente, Edio Del Castanhel Filho, 4º Vice-Presidente, Erico Bez Fontana, e 5º Vice-Presidente, Fernando Espíndola Zomer Alves.
O presidente reeleito, avalia de forma bastante positiva o primeiro mandato, que encerra neste mês de julho. “Foram realizados vários avanços, entre eles a modernização de legislações, a desburocratização de processos e o fortalecimento do diálogo com o poder público”, salienta Pavei.
A construção civil permanece como uma das principais engrenagens da economia regional. De acordo com dados da FIESC, o setor é o segundo maior empregador da indústria na região, ficando atrás apenas do segmento têxtil. Além dos números, chama atenção o impacto descentralizado da atividade. “Enquanto indústrias tradicionais operam em um ponto fixo, gerando desenvolvimento ao seu redor, a construção civil atua em diferentes bairros e cidades, levando emprego e renda de forma pulverizada. Isso fortalece o comércio local e valoriza os profissionais da região”, analisa Alessandro Pavei.
Outro diferencial está no protagonismo regional dos empresários. “As empresas são comandadas por pessoas que vivem aqui, que consomem e investem na própria comunidade. Essa conexão local é o que torna a construção civil uma força estratégica para o desenvolvimento econômico e social do Sul catarinense.”, finaliza
Já para a segunda gestão, a prioridade é dar continuidade aos programas em curso, além de apoiar ativamente projetos estruturantes, como a reestruturação do Código de Obras e as mudanças na Lei de Parcelamento do Solo em Criciúma. “Seguimos mostrando os desafios do nosso setor e contribuindo com propostas que fortalecem nossa atuação”, destaca.
DIRETORIA SINDUSCON BIÊNIO 2025/2027 |
PARA DIRETORIA
Efetivos: Presidente: Alessandro Giusepe da Rocha Pavei
1º Vice-Presidente - Secretário: Deise Delfino Nunes
2º Vice-Presidente - Tesoureiro: Carlos Del Castanhel
3º Vice-Presidente: Edio Del Castanhel Filho
4º Vice-Presidente: Erico Bez Fontana
5º Vice-Presidente: Fernando Espíndola Zomer Alves
1º Suplente: Dante Dajori Magagnin
2º Suplente: Angelo Eyng Savi
3º Suplente: Andrei Scussel Carlessi
PARA O CONSELHO FISCAL
Efetivos: Rodrigo Pizzolatti
Mauro Cesar Sônego
Taciana Cristina Possamai Della Fontanella
Suplentes: Marcelo Siebert Corbetta
Eduardo Serafim
Renato Pieri
DELEGAÇÃO FEDERATIVA
Efetivos: Alessandro Giusepe da Rocha Pavei
Olvacir José Bez Fontana
Suplentes: Edio José Del Castanhel
Mauro Cesar Sônego
O Sinduscon Sul Catarinense reuniu seus membros na noite de 02 de junho para tratar o andamento da negociação da CCT 2025/2026.
Na sequência, a reunião trouxe outros assuntos importantes na defesa do setor da Construção Civil .
O Sinduscon em parceria com a Massas Dun Dun promoveu no último dia 15 de maio, palestra sobre Patologia desempenho e garantias NBR17170, com o engenheiro Julio Daudt.
Evento foi aberto pelo Presidente do Sinduscon, Alessandro Pavei, que reforçou a importância de trazer temas técnicos que enriquecem ainda mais o trabalho no setor da construção civil na região.
07/04/2025- Em reunião do Sinduscon Sul Catarinense realizada na noite de ontem, foi apresentado o rol de reivindicações aos empresários para análise e discussão, com vistas a CCT 2025/2026 e cuja data base é 01 de maio. Alguns pontos foram discutidos para dar inicio as negociações com o Sindicato Laboral.
Na seqüência recebemos o Gerente da Celesc, o Sr. Maike Silva junto com o Gerente de projetos, Sr, Marcelo, com o objetivo de uma maior aproximação com a entidade e fortalecer o diálogo com o setor da Construção Civil. Foi elaborada uma pesquisa onde será enviada a todas as empresa para que respondam expondo as suas demandas.
A reunião contou ainda com vários outros assuntos de interesse do setor, tais como: Reunião com parecer do Ministério Público com relação processos de Parcelamento Solo; workshop sobre Reforma Tributária; Reunião no Balneário Rincão com MP; palestras, entre outros assuntos do setor de diferentes áreas.
Os assuntos na íntegra estarão na pauta arquivada no Sindicato.
As alterações do novo Código de Obras de Criciúma foram apresentadas pelo prefeito Vagner Espíndola, durante reunião no dia 05 de fevereiro. O Sinduscon Criciúma esteve representado pelo seu presidente, Alessandro Pavei.
Principais alterações:
Aprovação simplificada para projetos arquitetônicos e licença de construção, garantindo mais eficiência na fiscalização.
Redução da burocracia em algumas etapas, tornando os trâmites mais ágeis.
Atualização das normas para atender às necessidades atuais do setor da construção civil.
Novas diretrizes para substituição de profissionais responsáveis em diferentes fases do projeto.
Alterações na exigência de documentos, incluindo a obrigatoriedade do levantamento planialtimétrico e novas regras para recuo frontal.
Mudanças na fiscalização e penalidades, prevendo embargos e multas para projetos irregulares.
Definição de critérios para edificações do tipo loft, estabelecendo padrões mínimos de área e altura.
Requisitos atualizados para áreas de lazer de condomínios e instalação de sanitários e mictórios.
A atualização do Código de Obras também trará melhorias na documentação exigida para aprovação de projetos.
Padronização e modernização de documentos, facilitando o entendimento das regras e a tramitação dos processos.
Próximos passos
As propostas seguem em discussão com a sociedade e os profissionais do setor. A expectativa é que as novas diretrizes contribuam para mais eficiência e segurança nos projetos urbanos de Criciúma.
O Sindicato da Indústria da Construção Civil da região Sul de SC -Sinduscon, realizou na noite desta segunda-feira, dia 10, a primeira reunião ordinária do ano, marcando o início das atividades do setor em 2025. Sob o comando do presidente Alessandro Pavei, o encontro reuniu representantes da indústria da construção civil da região no Auditório Jorge Zanatta, na ACIC.
Durante a reunião, foram abordados temas estratégicos para o desenvolvimento do setor, incluindo o programa Brasil + Produtivo, a importância da qualificação profissional e o projeto Obra + Segura, apresentados por especialistas do SESI e SENAI.
Um dos momentos mais importantes do evento foi a presença do prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, o Vaguinho, que recebeu das mãos do presidente do Sinduscon um ofício contendo as principais demandas da construção civil na cidade.
“Nesse ofício reunimos os principais pontos que discutimos com as construtoras. Nosso setor é fundamental para a cidade, movimentamos milhares de empregos e queremos contribuir ainda mais. Precisamos de políticas que incentivem a formalização, porque sabemos que há uma concorrência forte da informalidade. O setor da construção civil já gerou milhares de empregos, e nosso sonho é ver mais pessoas empregadas, conquistando dignidade e independência financeira. Estamos sempre abertos ao diálogo e à busca por melhorias para o setor e para a cidade”, reforça o presidente do Sinduscon, Alessandro Pavei.
O Sinduscon - Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Catarinense reuniu seus associados para a última reunião de 2024 e jantar de confraternização de final de ano.
O encontro, realizado nesta segunda-feira, 02 de dezembro, foi uma oportunidade para avaliar as pautas trabalhadas pelo sindicato ao longo do ano, assim como ouvir as sugestões dos associados para o ano seguinte.
Para o presidente do Sinduscon, Alessandro Pavei, 2024 foi um período de crescimento. “Estamos encerrando mais um ano que foi muito bom pra nós, houve um aumento no número de associados, isso é importante para fortalecer ainda mais o sindicato e a marca do Sinduscon. Ver a casa sempre cheia aqui na última reunião, isso é ótimo também”, comenta Pavei.
A reunião também foi uma oportunidade para projetar as expectativas para 2025 e se preparar para as mudanças do setor. “A gente tem bastante demandas para o ano que vem envolvendo questão de qualificação de mão de obra, tem a reforma tributária que vem aí a nível nacional que nos preocupa muito, porque vai impactar fortemente na atuação do nosso setor, então é um trabalho que está sendo feito via FIESC e CBIC (Câmara Brasileira da Industria da Construção), que a gente vem acompanhando. Além de todas as mudanças que o setor vem tendo, o dinamismo que vem acontecendo. E seguimos sempre juntos, atentos a essas mudanças” destaca o presidente do Sinduscon.
Durante o encontro, a empresa It Cranes Gruas do Brasil (@gruasbrasil) também aproveitou para apresentar seus serviços aos associados Sinduscon, com soluções em movimentação de cargas para obras.
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Catarinense conta atualmente com 52 empresas associadas, abrangendo 27 municípios nas regiões da AMREC e AMESC. Ainda segundo os dados do observatório FIESC, o setor da indústria da construção civil possui 8.927 profissionais empregados na região.
© 2025 Sindicatos Filiados FIESC