07/04/2025- Em reunião do Sinduscon Sul Catarinense realizada na noite de ontem, foi apresentado o rol de reivindicações aos empresários para análise e discussão, com vistas a CCT 2025/2026 e cuja data base é 01 de maio. Alguns pontos foram discutidos para dar inicio as negociações com o Sindicato Laboral.
Na seqüência recebemos o Gerente da Celesc, o Sr. Maike Silva junto com o Gerente de projetos, Sr, Marcelo, com o objetivo de uma maior aproximação com a entidade e fortalecer o diálogo com o setor da Construção Civil. Foi elaborada uma pesquisa onde será enviada a todas as empresa para que respondam expondo as suas demandas.
A reunião contou ainda com vários outros assuntos de interesse do setor, tais como: Reunião com parecer do Ministério Público com relação processos de Parcelamento Solo; workshop sobre Reforma Tributária; Reunião no Balneário Rincão com MP; palestras, entre outros assuntos do setor de diferentes áreas.
Os assuntos na íntegra estarão na pauta arquivada no Sindicato.
O Sindicato da Indústria da Construção Civil da região Sul de SC -Sinduscon, realizou na noite desta segunda-feira, dia 10, a primeira reunião ordinária do ano, marcando o início das atividades do setor em 2025. Sob o comando do presidente Alessandro Pavei, o encontro reuniu representantes da indústria da construção civil da região no Auditório Jorge Zanatta, na ACIC.
Durante a reunião, foram abordados temas estratégicos para o desenvolvimento do setor, incluindo o programa Brasil + Produtivo, a importância da qualificação profissional e o projeto Obra + Segura, apresentados por especialistas do SESI e SENAI.
Um dos momentos mais importantes do evento foi a presença do prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, o Vaguinho, que recebeu das mãos do presidente do Sinduscon um ofício contendo as principais demandas da construção civil na cidade.
“Nesse ofício reunimos os principais pontos que discutimos com as construtoras. Nosso setor é fundamental para a cidade, movimentamos milhares de empregos e queremos contribuir ainda mais. Precisamos de políticas que incentivem a formalização, porque sabemos que há uma concorrência forte da informalidade. O setor da construção civil já gerou milhares de empregos, e nosso sonho é ver mais pessoas empregadas, conquistando dignidade e independência financeira. Estamos sempre abertos ao diálogo e à busca por melhorias para o setor e para a cidade”, reforça o presidente do Sinduscon, Alessandro Pavei.
As alterações do novo Código de Obras de Criciúma foram apresentadas pelo prefeito Vagner Espíndola, durante reunião no dia 05 de fevereiro. O Sinduscon Criciúma esteve representado pelo seu presidente, Alessandro Pavei.
Principais alterações:
Aprovação simplificada para projetos arquitetônicos e licença de construção, garantindo mais eficiência na fiscalização.
Redução da burocracia em algumas etapas, tornando os trâmites mais ágeis.
Atualização das normas para atender às necessidades atuais do setor da construção civil.
Novas diretrizes para substituição de profissionais responsáveis em diferentes fases do projeto.
Alterações na exigência de documentos, incluindo a obrigatoriedade do levantamento planialtimétrico e novas regras para recuo frontal.
Mudanças na fiscalização e penalidades, prevendo embargos e multas para projetos irregulares.
Definição de critérios para edificações do tipo loft, estabelecendo padrões mínimos de área e altura.
Requisitos atualizados para áreas de lazer de condomínios e instalação de sanitários e mictórios.
A atualização do Código de Obras também trará melhorias na documentação exigida para aprovação de projetos.
Padronização e modernização de documentos, facilitando o entendimento das regras e a tramitação dos processos.
Próximos passos
As propostas seguem em discussão com a sociedade e os profissionais do setor. A expectativa é que as novas diretrizes contribuam para mais eficiência e segurança nos projetos urbanos de Criciúma.
O Sinduscon - Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Catarinense reuniu seus associados para a última reunião de 2024 e jantar de confraternização de final de ano.
O encontro, realizado nesta segunda-feira, 02 de dezembro, foi uma oportunidade para avaliar as pautas trabalhadas pelo sindicato ao longo do ano, assim como ouvir as sugestões dos associados para o ano seguinte.
Para o presidente do Sinduscon, Alessandro Pavei, 2024 foi um período de crescimento. “Estamos encerrando mais um ano que foi muito bom pra nós, houve um aumento no número de associados, isso é importante para fortalecer ainda mais o sindicato e a marca do Sinduscon. Ver a casa sempre cheia aqui na última reunião, isso é ótimo também”, comenta Pavei.
A reunião também foi uma oportunidade para projetar as expectativas para 2025 e se preparar para as mudanças do setor. “A gente tem bastante demandas para o ano que vem envolvendo questão de qualificação de mão de obra, tem a reforma tributária que vem aí a nível nacional que nos preocupa muito, porque vai impactar fortemente na atuação do nosso setor, então é um trabalho que está sendo feito via FIESC e CBIC (Câmara Brasileira da Industria da Construção), que a gente vem acompanhando. Além de todas as mudanças que o setor vem tendo, o dinamismo que vem acontecendo. E seguimos sempre juntos, atentos a essas mudanças” destaca o presidente do Sinduscon.
Durante o encontro, a empresa It Cranes Gruas do Brasil (@gruasbrasil) também aproveitou para apresentar seus serviços aos associados Sinduscon, com soluções em movimentação de cargas para obras.
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Catarinense conta atualmente com 52 empresas associadas, abrangendo 27 municípios nas regiões da AMREC e AMESC. Ainda segundo os dados do observatório FIESC, o setor da indústria da construção civil possui 8.927 profissionais empregados na região.
Delegação dos Sindicatos da Indústria de SC, liderada pelo Presidente da FIESC , empresário Mário Cesar de Aguiar, no Encontro Nacional da Indústria-ENAI , em Brasília .
O Sinduscon Sul Catarinense presente com o Presidente Alessandro Pavei.
Reunião mensal do SINDUSCON Sul Catarinense , ocorrida no dia 07 de outubro de 2024.
O Presidente Alessandro Pavei agradecendo a presença de todos abre os trabalhos da reunião , onde assuntos importantes do setor foram tratados.
-Restingas em área litorânea; Panorama do fechamento da Convenção Coletiva do Trabalho no período de 01 de maio de 2024 a 30 de abril de 2025;
Aprovada mudança na Lei do parcelamento Solo , entre outros assuntos gerais que foram tratados.
04/11/24 – O Presidente Alessandro Pavei, abriu os trabalhos da reunião de novembro que aconteceu nas instalações do SENAI de Criciúma, onde fomos convidados pela equipe técnica para conhecer o Instituto de Tecnologia em Cerâmica e os Laboratórios de qualidade. Tivemos também uma apresentação com a Engenheira Larissa que falou sobre a Tecnologia BIM e a importância e os impactos na construção civil.
A Eng. Francini apresentou um case da Construtora Sônego em simulação térmica de uma obra.
Nos assuntos gerais foram tratados os Autos de Infração, previsão orçamentária FIESC para Sindicatos, pintura do 9º BPM, parcelamento solo.
Além das empresas associadas estavam presentes na reunião, técnicos do SENAI, engenheiros e o Sr. Fábio Fernando Karnopp Gerente de Operações dos Institutos de Tecnologia, que apresentou o programa “Brasil mais Produtivo”, uma oportunidade para Micro, pequenas e médias indústrias.
Sinduscon Sul Catarinense leva missão à Feira Construsul
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Sul Catarinense, Sinduscon, realizou uma missão de associados para visita à Construsul, maior evento do setor no sul do país. O grupo saiu de Criciúma, com associados de diversas cidades da região, nesta quinta-feira, 17/10.
A Construsul recebeu nesta vigésima quinta edição, mais de 30 mil visitantes, com expectativa de movimentar R$ 1 bilhão em negócios. São 300 expositores e 41 entidades apoiadoras em uma área de 20 mil m² instalada nos pavilhões de exposição da FIERGS, em Porto Alegre.
Para o presidente do Sinduscon, Alessandro Pavei, essas visitas são oportunidades para os associados estarem em contato com as novidades que estão chegando ao setor da construção civil. “Procuramos fazer esse tipo de missão para proporcionar oportunidades de novos conhecimentos, crescimento e interação com essas novidades do mercado, novas formas de construção, trocas de conhecimento e networking”, salienta Pavei.
Durante a tarde o grupo percorreu os estandes da feira conhecendo as novidades em acabamentos, maquinário, ferramentas e outros produtos e serviços para a construção civil. Durante a Feira, também aconteceram seminários, congressos e palestras técnicas com conteúdo para atualizar profissionais do setor e apontar as tendências para os próximos anos.
O Sinduscon também esteve com sua comitiva na edição da feira realizada em Balneário Camboriú, no mês de março.
© 2025 Sindicatos Filiados FIESC